sábado, 6 de fevereiro de 2010

Espanha - Barcelona





Barcelona fica no nordeste da Espanha. É a capital da Catalunha. Teria sido fundada no final do sec. I a.C. É uma cidade bastante interessante, conhecida como a capital do modernismo.
Entre tantas coisas para se ver, optamos por conhecer de perto algumas obras de Antônio Gaudí (1852-1926), arquiteto que viveu e trabalhou em Barcelona. A mais representativa de sua obra é o Templo Expiatório da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabada, e segue sendo construida da mesma maneira que as catedrais da Idade Média. Seu término está previsto para o ano de 2020.
Passamos a manhã, visitando o Parque Güell, lindo, com dezenas de obras de Gaudí, a casa em que ele morou, que fica no interior do parque e foi transformada em museu. Conhecemos a casa toda "ondulada" que se chama casa Milà, também obra de Gaudí.
Um dos lugares mais frequentado em Barcelona é "La Rambla", uma passarela situada entre a Praça de Catalunya, no centro da cidade, e o antigo porto de Barcelona. Esta passarela é bastante charmosa, com quiosques de flores, cafeterias, lojas e restaurantes (aproveitamos para almoçar em um deles). Lá se encontra também o mercado de "La Boqueria". La Rambla termina junto ao porto, com um monumento a Cristóvão Colombo, apontando para o mar.
Além das obras modernistas, em Barcelona encontra-se relevantes obras pertencentes a outros estilos e períodos históricos. No período medieval destacam-se as obras góticas que proliferam em seu centro histórico, o "Bairro Gótico". Também a Igreja de Santa Maria do Mar.
Passamos pelo Palácio dos Esportes São Jordi, sede dos Jogos Olímpicos de 1992.
Visitamos o Museu Picasso(1881-1973), que conta com uma importante coleção de obras deste pintor, inclusive esculturas e peças de cerâmica. Neste museu percebemos as diversas fases pelas quais passou: o período azul, róseo,etc. no início de sua carreira, como pintor.
Esta foi a última cidade que visitamos nesta viagem. Estamos de volta ao Brasil e, quem sabe, pensando em outra possibilidade de viajar, muito em breve.
E foi isto mesmo que aconteceu. Programamos uma viagem ao Leste Europeu, nos paises: Áustria, Hungria, República Tcheca, finalizando com Holanda.
Mas esta é uma outra história, que pretendo relatar em breve. Contando tudo.
Fotos: 1 - La Rambla (internet)
2 - Tentem ver uma vista de Barcelona.
3 - Catedral da Sagrada Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário