sábado, 6 de fevereiro de 2010

Santiago do Chile - cont.

Santiago fica, literalmente, entre a Codilheira dos Andes e o Oceano Pacífico.
Chegamos ao anoitecer... Hospedamo-nos no Hotel Libertador, em uma movimentada e central avenida - Avenida Libertador Bernardo O'Higgins, principal artéria da cidade.
Em Santiago tinha expectativa de uma emoção maior: conhecer o Palácio Presidencial La Moneda - construído entre 1784 e 1799, em estilo Neoclássico. Este palácio foi designado pela Coroa Espanhola como "Real Casa de Moneda" lugar em que era cunhada a moeda circulante. Após a independência do Chile, este palácio foi destinado a ser Palácio do Governo e Sede da Presidência da República.
Poucos anos antes de fazer esta viagem assisti a um filme/documentário que se chama "Chove em Santiago", que nunca esqueci. Mostrava o golpe, em 1973, do General Pinochet contra o presidente Salvador Allende (que culminou com a morte deste).
Lembro-me que neste documentário as chamas destruíram parte do palácio. Isto me emocionou muito e, agora, tendo oportunidade de ver este palácio, ali, bem perto, é simplesmente maravilhoso e igualmente emocionante. As cenas do filme vieram às minhas lembranças. Eu estava em um dos cenários do filme - muitos anos depois. Inacreditável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário