sábado, 6 de fevereiro de 2010

Suiça - Genebra


Da França (Paris), fomos a Suiça (um dos paises mais ricos do mundo), mais precisamente, em Genebra, classificada como a segunda cidade de melhor qualidade de vida do mundo (e a mais cara).
Genebra foi o centro intelectual da europa protestante quando Calvino se fixou na cidade, em 1541, e estabeleceu um estado teocrático.
Hoje, Genebra é mais conhecida por ser a sede de alguns orgãos da ONU e abrigar muitas conferências internacionais.
Ficamos a maior parte do tempo no centro de Genebra, bem em frente ao Lago Lemán, de águas de um azul incomparável. Genebra fica às margens desse lago, que se estende até Montreaux. É o maior dos 1484 lagos suiços; tem 582 quilômetros quadrados e termina bem no centro de Genebra. Neste lago tem um jato d'água, em forma de penacho, que sobe a uma altura de 140 metros.
No centro de Genebra há dezenas de lojas que vendem relógios ( em termos de valor, a Suiça é responsável por metade da produção mundial de relógios), canivetes, etc, e os famosos chocolates suiços.
Fizemos um city tour pela cidade, mas, confesso, não me recordo bem dos lugares em que passamos, para descrever. Vale uma outra ida a Suiça, até para conhecer outros lugares, igualmente lindos, como Montreaux, Lucerna (uma pequena cidade medieval), Zurique, etc. Partimos de Genebra, rumo à Itália.
Quando se fala em Suiça, nos vem à mente os Alpes Suiços. Aliás, uma das coisas que mais me encantaram: os Alpes Suiços. Uma cadeia de montanha que atravessa desde o sul da Europa até a Europa central -cobre dois terços de toda a totalidade da Suiça. Costumam ser divididos em Alpes Ocidentais e Alpes Orientais. A divisão segue a linha entre o lago Constança, lindíssimo, por sinal, e o lago Como, ao longo do Rio Reno.Os Alpes ocidentais localizam-se na Itália, França e Suiça. Os Alpes Orientais pertencem à Áustria, Alemanha, Itália, Liechtenstein, Eslovênia e Suiça.
Em cada curva do caminho se descortinam paisagens de tirar o fôlego, tamanha a beleza dos Alpes e imediações. Indescritível.
Fizemos uma parada para lanche e fotos aos pés do Mont Blanc, fronteira com a Itália. Olhar para cima, para aquela imensidão de montanha, coberta de neve...Como somos minúsculos, diante da grandiosidade da natureza! Mont Blanc! Não há cenário mais lindo!!! Fiquei muito impressionada. Não vou te esquecer... Jamais.
Coninuamos a viagem, agora, rumo a "Bella Itália"!
A Itália foi o pais em que mais conhecemos cidades: Verona, Veneza, Roma, Florença, Pisa, e o menor pais do mundo, Vaticano. Passamos também pela Riviera Italiana.
Vale dizer que a Itália tem me salvado da fome nestas viagens e não permitindo que eu coma alguma coisa que não goste, pois quando não conseguimos decifrar o cardápio em algum restaurante, por este mundo afora, pedimos logo uma pizza. Pizza tem em qualquer lugar do mundo e a grafia é igual ou muitissimo parecida. A Itália sempre nos salva. Pelo menos a mim, que não domino nenhuma língua estrangeira.
Até lá. Fui!
fotos: 1 Lago Lemán (internet)
2 Relógio das Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário