quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hungria - Budapeste

Quando decidimos o roteiro desta viagem, e constava a Hungria, me aguçou a curiosidade de passar por um pais que viveu por mais de quatro décadas sob o domínio do regime comunista (1945 a 1989).
Vale lembrar um pouco a história: em 1568 a Hungria perdeu 2/3 de seu território. A parte restante passou para o domínio dos Habsburgos da Áustria. No período em que Franz Josef era imperador da Áustria, a Hungria objetivava sua independência. A solução para o impasse resultou em um acordo entre as duas nações, oportunidade em que se formou o império austrohúngaro (1867), dissolvido com o fim da I Guerra Mundial, período de grande instabilidade, cuja origem era a aliança com a Alemanha.

Com a eclosão da II Guerra Mundial, a União Soviética revelou-se mais forte, expulsando as forças gernano-húngaras, abrindo caminho à implantação do regime comunista, em 1945 e seu fortalecimento em 1949. Este período durou até o fim do regime comunista, em 1989 (queda do muro de Berlin). A hungria aproveitou a oportunidade para "libertar-se" daquele regime.

Quando viajamos havia menos de uma década do fato ocorrido. Isto quer dizer que o pais ainda estava se reestruturando, inclusive para receber o grande volume de turistas que se interessou em conhecer o pais. As marcas do comunismo ainda estavam muito fortes nas mentes e corações do povo húngaro.

Fomos a Hungria com o objetivo de conhecer sua capital: Budapeste.

Budapeste é uma cidade grande, às margens do Rio Danúbio; foi fundada em 1873, com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio e Peste, à margem esquerda.

Estas cidades já existiam desde muito tempo; Ôbuda (Velha Buda) desde 89 a.C; Buda, 1241 e Peste, formada no ano de 106 ao século IV, mas a fusão das tres cidades só ocorreu em 1873, após várias tentativas anteriores (e revogadas). Buda era a capital da Hungria até então.
Foto: Budapeste.

Um comentário:

  1. Lendo esse poste lembrei daquele filme Budapeste, a beleza da cidade não condiz com o filme q é mto ruim!! Pelo menos na minha opinião! hahahhaha...

    ResponderExcluir